Serviços

Avaliação do joelho

Avaliação do quadril

Fisioterapia

FISIOTERAPIA PARA BAILARINOS

AVALIAÇÃO DE QUADRIL E TORNOZELO PARA BAILARINOS

Devido ao alto grau de mobilidade exigido para alcançar a perfeição das linhas do ballet clássico, a avaliação do “en dehors” (rotação externa de quadril) e da amplitude de movimento do tornozelo e pé é indispensável.  Essa avaliação específica para bailarinos é indicada para:

- Identificar restrições de mobilidade que podem ser trabalhadas para otimizar a performance do bailarino;

- Identificar desequilíbrios de força, flexibilidade ou mobilidade articular que podem ser fatores de risco para lesões;

- Avaliar alterações biomecânicas na bailarina antes de iniciar o uso da sapatilha de ponta para prevenir problemas futuros de técnica ou lesões.

Como funciona a avaliação?

- A amplitude de movimento dos quadris e tornozelos é medida com goniômetro e filmagem. Essas medidas podem ser usadas para verificar a evolução do bailarino em avaliações futuras;

- A força muscular é mensurada com dinamômetro isométrico, que proporciona valores numéricos objetivos e comparação em percentual;

- A execução dos passos do ballet clássico e as estratégias compensatórias individuais são avaliadas através de filmagem e testes funcionais específicos;

 

REABILITAÇÃO DE LESÕES

Lesões causadas pela sobrecarga excessiva durante a prática da dança podem ser tratadas ou prevenidas com o acompanhamento do fisioterapeuta.

Tendinopatias, entorses, dor anterior no joelho, síndrome do estresse tibial medial, distensões e rupturas musculares, pubalgia, bursites e dor lombar são algumas das patologias tratadas na Physique.

Técnicas manuais, técnicas de eletrotermofototerapia e exercícios específicos são alguns dos métodos utilizados no tratamento destas lesões.

 

FISIOTERAPIA PARA MELHORA DA TÉCNICA E PERFORMACE

 O ballet clássico é uma atividade de alto desempenho que exige um nível avançado de habilidades físicas. Entender o modo de recrutamento e ação dos músculos utilizados durante os movimentos da dança e realizar uma execução adequada desses movimentos pode contribuir para uma boa técnica do bailarino.

Correção de gestos motores do ballet clássico, treinamento para normalização de desequilíbrios musculares, exercícios específicos para melhora da mobilidade e estabilização dinâmica das articulações, exercícios de controle e equilíbrio são algumas das condutas preconizadas para a melhora da performance dos bailarinos.

facebook

Rua Furriel Luiz A. Vargas, 250 | 6º andar | +51 3388 1022  +51 3388 1003